Biografia

Adolfo Menezes, nascido em 1972, na Cidade do Natal no Estado do Rio Grande do Norte, iniciou sua jornada nas artes marciais aos 10 anos de idade, no ano de 1982, quando ainda morava no bairro das Rocas, e sua mãe procurou uma academia de artes marciais, com a finalidade de colocar ele para praticar, sendo a finalidade principal, não apanhar mais dos seus colegas na escola em que estudava. Mas para ele era a vingança. A mãe de Adolfo, encontrou ali na Rua Expedicionário José Varela, no Bairro das Rocas aonde moravam, uma escola de Judô, chamada de “Judô Clube do Pai”, que tinha como professor o Mestre Nilton Moreira, mas conhecido como Mestre Liu Galo de Ouro, que ensinava Judô e Jiu-Jitsu, e que também era um campeão das arenas de competições de luta livre e da própria vida. O Mestre Liu foi o primeiro professor de artes marciais em especial o Judô (Caminho Suave), e iniciador do hoje conhecido pelos seus alunos como Shihan Adolfo, nos esportes de combate e defesa pessoal.
Naquele primeiro contato o Mestre Liu, fazendo valer as máximas do Judô, explicou ao seu Kohai (aluno novato) que o mesmo não poderia usar o que aprenderia ali contra os seus colegas na escola ou contra outras pessoas na rua a menos que fosse para se defender, frustrando os seus planos iniciais que eram de vingança. Mesmo assim continuou praticando o Judô, aonde sempre no final dos treinos rolava sempre um treininho “amistoso” de taparia, modalidade clássica das academias de Judô e Jiu Jitsu da época no Brasil, aonde o treino de taparia se traduz em uma das formas mais importantes para se manter uma boa rotina nos treinos de defesa pessoal com vistas a situações de combate real de rua, foi uma época de muitos aprendizados.
Com o tempo os estudos e o trabalho, bem como a mudança de bairro, tendo saído da Zona Leste de Natal, para morar na Zona Norte por decisão dos seus pais, tendo que dar uma parada em seu treinamento de Judô, mas como tinha despertado para arte do combate corpo a corpo, continua a estudar as Artes Marciais de forma autodidata. Nesta busca constante de aprendizado, foi aos poucos estudando e praticando sozinho, ora sendo orientado por alguns professores, bem como, fazendo cursos de defesa pessoal e de outras modalidades de artes marciais, entre elas estão a Capoeira, o Judô, o Aikido, o Kung Fu, o Full Contact, e o Karate Shotokan, tendo como objetivo ainda se defender de possíveis ataques de colegas na escola e na rua.
O estudo e a prática de tais artes marciais funcionaram, tendo ficado comprovado tal eficiência, quando precisou se defender contra ataques que originaram-se em várias brigas de rua, que aconteceram ao longo da sua adolescência e juventude, inclusive em uma delas vindo a enfrentar 03 (três) adversários de uma só vez, estando um deles armado com um pecíolo de coqueiro (haste estreita que liga a folha do coqueiro ao caule).
Em 1992, serviu a Marinha do Brasil, aonde aprendeu muita coisa sobre hierarquia, disciplina e instrução de luta livre corpo a corpo e exercícios de sabre e baioneta, entre outras várias formas de treinamento e preparação para guerra, existente também nas Artes Marciais Tradicionais, que se traduzem literalmente por todas as artes guerreiras ou militares e seus sistemas de treinamento para a guerra ou combate, que utilizassem armas ou não.
Neste momento despertou e começou a pesquisar e a aprender de forma autodidata o Ju-Jutsu Tradicional Japonês, tendo em vista que não possuía em seu Estado professor daquela modalidade de arte marcial que deu origem a várias outras artes marciais japonesas e ao Budô, termo que remete à ideia de filosofia prática de modo de vida, cultivado através de várias formas de arte marciais oriundas do antigo Bujutsu (arte da guerra).

Instituto Mushin

Arte e Familia

Godai Ju Jutsu Do

Preparar para melhor servir

Godai Ju Jutsu Do

Técnicas

Godai Ju Jutsu Do

Soke

Por volta do ano de 1997, quando trabalhava no Setor de Segurança da Empresa Hiper Bompreço Supermercados do Nordeste em Natal/RN, conhece o professor de Jiu-Jitsu Brasileiro Itácio Lisboa, que foi aluno do Mestre Banni Cavalcanti, que lhe orientou e conduziu na época a sua academia de treinos chamada na época de Master, para treinar Jiu-Jitsu Brasileiro, com a finalidade de melhorar a sua prática de luta no solo.
Em 1998 passa no vestibular para UFRN, para fazer o curso de Desenho e tendo que se dedicar aos estudos para por um tempo de treinar diretamente na academia Master com o Professor Itácio Lisboa, mas continua a fazer seus treinos e exercícios marciais, tendo em vista procurar sempre estar preparado e em forma para uma possível eventualidade e necessidade de vir a usar as técnicas aprendidas para sua defesa pessoal. Formou-se em Desenho e em seguida em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Norte – UFRN, vindo depois a Especializar-se em Educação Multidisciplinar pela Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.
Em 2005, Adolfo conhece o Professor de Jiu-Jitsu Brasileiro e Fundador do Estilo Jiu-Jitsu-Do Claudio Roberto França de Oliveira, também conhecido por Professor Dragão, que insistiu para que ele voltasse a treinar, e assim o fez. Dois fatos entre outros, marcam a sua passagem pela Escola de Jiu-Jitsu Dragão Team, o primeiro é que começou a dar aulas ainda quando era Faixa Branca, e o segundo é que ainda na Faixa Marron, foi nomeado Shihan (Exemplo a ser seguido) pelo Doshu (Mestre do Caminho) Dragão. Em 2014 se gradua Faixa Preta de Jiu-Jitsu Brasileiro. Os estudos e práticas acumuladas ao longo do tempo fizeram com que o Shihan Adolfo, com a co-participação com o Shihan Hemílio Maia, no ano de 2015, viesse a idealizar o seu próprio sistema metodológico de ensino de Ju Jutsu, o Godai Ju-Jutsu Do, (caminho da arte suave como filosofia de vida baseado nos cinco grandes princípios), que é um método de prática de Ju Jutsu que como caminho de prática marcial e filosofia de vida, tem como objetivo desenvolver a prática do caminho das virtudes e formar um guerreiro que busca a paz e a harmonia existencial comum a todos os seres humanos, do guerreiro que busca a própria cura do corpo e da mente, através do domínio próprio, usando a cultura, a filosofia e prática marcial como ferramentas terapêuticas, para equilibrar o físico-mental-espiritual e atingir o objetivo de que o homem possa viver uma vida harmoniosa no mundo.
Atualmente possui as seguintes graduações:
• Faixa Coral Branca e Vermelha 10º Dan – Soke (Criador) do Sistema Godai Ju-Jutsu Do;
• Faixa Preta 3º Dan de Ju Jutsu pelo Círculo de Ju Jutsu Clássico – Dento Jujutsu Kumiai - São Paulo/Brasil, que tem como Diretor Técnico o Shihan Mauro Pellegrini – 6º Dan de Ju-Jutsu;
• Faixa Preta 3º Dan de Ju-Jitsu Tradicional Brasileiro pela Associação Brasileira de Ju Jitsu Tradicional – ABJJT e Associação Mundial de Ju Jitsu Brasileiro – WABJJ, que tem como Presidente o Grão Mestre Anderson Fogassa de Souza – 8º Dan de Ju-Jitsu Brasileiro
• Faixa Preta 2º Grau de Jiu Jitsu Brasileiro, devidamente registrado na Confederação Brasileira de Jiu Jitsu Profissional – CBJJP.
• Faixa Preta 1º Dan de Goshin Ju Jutsu TAISO (Ciência Brasileira Suave de Defesa Pessoal Moderna), pela Confederação Brasileira de Goshin Ju Jutsu TAISO e Artes Marciais - CBGJJTAM.
Atua como professor de artes marciais e defesa pessoal, sendo também Diretor Técnico no Instituto Mushin – Jiu Jitsu Filosofia de Vida em Natal/RN, professor de Jiu Jitsu Brasileiro e Defesa Pessoal na Sede do Avalcomáticos Libertários Moto Clube do Brasil, e no Centro Educacional Positivo, é instrutor das disciplinas de Defesa Pessoal Policial Militar, Técnicas de Imobilização e Utilização de Algemas nos cursos de formação da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte – PMRN.
É representante do Círculo de Ju-Jutsu Clássico e da Associação Mundial de Ju Jitsu Brasileiro – WABJJ no Estado do RN.
Em 2021, se filiou a Confederação Brasileira de Bushido Ryu e Budo – CBBB, que tem como presidente o Shidoshi Marcelo Gomes 7º Dan – Bushido Ryu, e passa a fazer parte do grupo de Mestres para estudos desta Confederação de Artes Marciais.