Informe o nº do Cerfitifcado de Aliança:

 
A iniciativa "OFICINA DA LUTA" surgiu por volta do ano de 2010, de maneira quase espontânea, em um momento em que um grupo de educadores resolveu criar um movimento cultural que envolvesse a criação de Cineclube, Grupos de Teatro e Danças, Cafés Filosóficos, Feiras Literárias e outras manifestações locais , dentro deste caldeirão cultural que estava se formando pediram ao Prof. Anízio Jr que apresentasse uma proposta envolvendo a Arte Marcial , oportunidade em que apresentou um conjunto de ideias que acabou na formação da iniciativa “oficina da luta” que tinha como proposta principal aproximar as pessoas ao universo das artes marciais, através de treinos, pesquisas, palestras, laboratórios, encontros, apresentações, produção de textos , franzines, e disponibilização de material na internet.
Desde que surgiu a oficina assumiu diversas formas até chegar ao formato atual. A princípio expressando sua visão sobre as lutas, em fanzines, e desenvolvendo seus encontros e treinamentos em igrejas, clubes, espaços culturais, escolas e salões da prefeitura. Até 2019 não teve uma sede fixa.
A oficina da luta se dedica a praticar livremente e de maneira eclética todos os tipos de técnicas de autodefesa, contando atualmente com vários colaboradores de diversas modalidades de lutas, ensinando e aprendendo diversos estilos e formas diferentes. Com total liberdade para trocar experiências, livre de amarras chamadas de "estilos".
A oficina da luta não possui nenhuma linhagem clássica ou hierárquica, apresenta uma estrutura descentralizada, horizontal, sem chefe ou estatutos escritos. Seu objetivo principal é formar uma grande comunidade de pessoas com ideias semelhantes se ajudando através da troca de conhecimentos, sempre buscando mecanismos para que as pessoas se conectem e construam relacionamentos saudáveis com base na amizade, treinamento e respeito mútuo, independentemente da categoria na faixa.
Apesar de se considerar um Grupo Independente, sem levantar bandeira de nenhuma equipe ou ideologia, com autonomia nas tomadas de decisões e livres de qualquer influência, atualmente tem seu trabalho reconhecido por várias Comunidades Marciais e Associações recebendo diversos selos e certificados.
O sensei Anízio Jr, formado em Matemática, é professor da rede pública de ensino, onde desenvolveu diversos projetos apresentando a arte marcial como ferramenta para educação de jovens de forma integral , dentro da luta fez parte do Grupos Guerreiros dos Palmares durante toda a sua adolescência ( equipe muito famosa nos anos 80 que fazia apresentações Capoeira) se formou na Capoeira em 1985, sendo um dos primeiros professores dos Guerreiros, após o seu desligamento da associação trilhou aquilo que ele próprio denominou “jornada do guerreiro” tornando-se uma espécie de nômade percorrendo todas as lutas que teve oportunidade de conhecer, conseguindo alcançar as faixas pretas em Karatê e Jiu Jitsu, e o Curso de pós graduação em Treinamento de Artes Marciais Mistas na Faculdade Unyleya.
A pedido de seus amigos participou de um movimento cultural local que acabou na fundação da oficina da luta um canal de comunicação e de troca de conhecimentos entre diversos lutadores.