Relação das alianças da C.B.B.B

 

Círculo de Jujutsu Clássico–CJJC 伝統柔術組合 Dento Jujutsu Kumiai. É uma organização marcial brasileira com duas décadas de existência, que pesquisa e ensina o Jujutsu Clássico "A Habilidade Técnica/Artística Versátil". O Círculo de Jujutsu Clássico tem como emblema o tipo solar (identificado como a fonte da vida) em homenagem ao Japão "Terra do Sol Nascente" berço histórico da arte. Como símbolo representa; dinamismo, totalidade, perfeição e eternidade. Mauro Pellegrini Shihan é o seu diretor técnico e executivo, e José Higino Dai Shihan é o seu presidente de honra. A sua matriz (Hombu Dojo) fica em São Paulo – capital (Tesshu Dojo, bairro da Penha), além de possuir filiais de representação em todo Brasil, assim como em algumas partes do mundo.

 

Tenchuu Combatives é uma organização baseada no sistema de Combate Extremo da luta militar. Trata-se de um método de artes marciais unificadas que abrange todas as faces do combate corpo a corpo e também a sobrevivência urbana. Além das técnicas de Autodefesa também possui um amplo repertório em estudos como: vitimologia, violência urbana e Killologia.
Foi fundada em 2011 pelo treinador Filipe Avelar. Iniciou nas artes marciais em 1984 com apenas 6 anos de idade no qual passou por diversos estilos de luta, entre eles: Karatê, Tang Soo Do, Viet-Vo-Dao, Aikijujutsu, Kali Silat, Kapap, Krav Maga, Jiu Jitsu Brasileiro, Wing-Chun, e Ninjutsu, este último se tornou sua linha central no qual é baseado 50% do seu método de Combatives. É graduado como professor faixa preta em 5 estilos de artes marciais e atualmente possui representantes treinados por ele em 7 partes do Brasil e também em Angola.

 

A iniciativa "OFICINA DA LUTA" surgiu por volta do ano de 2010, de maneira quase espontânea, em um momento em que um grupo de educadores resolveu criar um movimento cultural que envolvesse a criação de Cineclube, Grupos de Teatro e Danças, Cafés Filosóficos, Feiras Literárias e outras manifestações locais , dentro deste caldeirão cultural que estava se formando pediram ao Prof. Anízio Jr que apresentasse uma proposta envolvendo a Arte Marcial , oportunidade em que apresentou um conjunto de ideias que acabou na formação da iniciativa “oficina da luta” que tinha como proposta principal aproximar as pessoas ao universo das artes marciais, através de treinos, pesquisas, palestras, laboratórios, encontros, apresentações, produção de textos , franzines, e disponibilização de material na internet.
Desde que surgiu a oficina assumiu diversas formas até chegar ao formato atual. A princípio expressando sua visão sobre as lutas, em fanzines, e desenvolvendo seus encontros e treinamentos em igrejas, clubes, espaços culturais, escolas e salões da prefeitura. Até 2019 não teve uma sede fixa.
A oficina da luta se dedica a praticar livremente e de maneira eclética todos os tipos de técnicas de autodefesa, contando atualmente com vários colaboradores de diversas modalidades de lutas, ensinando e aprendendo diversos estilos e formas diferentes. Com total liberdade para trocar experiências, livre de amarras chamadas de "estilos".
A oficina da luta não possui nenhuma linhagem clássica ou hierárquica, apresenta uma estrutura descentralizada, horizontal, sem chefe ou estatutos escritos. Seu objetivo principal é formar uma grande comunidade de pessoas com ideias semelhantes se ajudando através da troca de conhecimentos, sempre buscando mecanismos para que as pessoas se conectem e construam relacionamentos saudáveis com base na amizade, treinamento e respeito mútuo, independentemente da categoria na faixa.
Apesar de se considerar um Grupo Independente, sem levantar bandeira de nenhuma equipe ou ideologia, com autonomia nas tomadas de decisões e livres de qualquer influência, atualmente tem seu trabalho reconhecido por várias Comunidades Marciais e Associações recebendo diversos selos e certificados.
O sensei Anízio Jr, formado em Matemática, é professor da rede pública de ensino, onde desenvolveu diversos projetos apresentando a arte marcial como ferramenta para educação de jovens de forma integral , dentro da luta fez parte do Grupos Guerreiros dos Palmares durante toda a sua adolescência ( equipe muito famosa nos anos 80 que fazia apresentações Capoeira) se formou na Capoeira em 1985, sendo um dos primeiros professores dos Guerreiros, após o seu desligamento da associação trilhou aquilo que ele próprio denominou “jornada do guerreiro” tornando-se uma espécie de nômade percorrendo todas as lutas que teve oportunidade de conhecer, conseguindo alcançar as faixas pretas em Karatê e Jiu Jitsu, e o Curso de pós graduação em Treinamento de Artes Marciais Mistas na Faculdade Unyleya.
A pedido de seus amigos participou de um movimento cultural local que acabou na fundação da oficina da luta um canal de comunicação e de troca de conhecimentos entre diversos lutadores.

 

O Instituto Mushin é uma entidade organizada através de seus mestres, professores, instrutores e alunos-atletas para preservar e promover a arte, a cultura e a filosofia marcial, através de pesquisas, práticas educativas, terapêuticas, ensino de vários tipos de ju-jutsu, ju-jitsu ou jiu-jitsu (todos se traduzem por arte suave), budo, e defesa pessoal.
O Instituto Mushin possui a visão de que tanto a prática da arte marcial quanto a filosofia de vida intrínseca a esta modalidade de desporto, são inseparáveis.
Temos como objetivo proporcionar a nossos alunos-atletas a prática do caminho das virtudes contido no Bushido e no Budo moderno, proporcionando a eles uma educação e formação que busca através das técnicas estudadas, o cultivo do corpo, da mente e do espírito, possibilitando alcançar o domínio próprio a paz individual e consequentemente a evolução do ser, bem como, oportunizar-lhes caráter e disciplina que poderá transformá-los em cidadãos úteis à sociedade objetivando o bem estar, a harmonia coletiva e os mais diversos benefícios comum a toda a humanidade.
Através do trabalho de uso da arte marcial de forma terapêutica para transformar vidas, possibilita ainda aos seus alunos-atletas o autoconhecimento, a solução de conflitos e a melhora da saúde mental.
As disciplinas ensinadas no Instituto Mushin baseiam-se nos caminhos desenvolvidos a partir de várias artes marciais de origem oriental, e são sempre aplicadas a vida pessoal e cotidiana de cada aluno-atleta, sendo elas trabalhadas de forma teóricas, práticas, filosóficas, e terapêuticas, planejadas e elaboradas didaticamente a partir do estabelecimento de metas e de objetivos que o aluno-atleta pretenda ou precise alcançar. Todos(as), crianças, jovens, adultos e idosos em todas as idades, que busquem o despertar da autoconfiança para atingirem autonomia na busca pela paz e consequentemente uma melhor qualidade de vida, podem praticar qualquer um dos diversos tipos de artes marciais ensinados nesta instituição.
As pessoas que fazem o Instituto Mushin, acreditam na prática e na constância do treino como um caminho natural de desenvolvimento pessoal. Que é preciso ter coragem para praticar as coisas boas e corretas e negar aquelas que nos trazem consequências negativas. Que é preciso respeitar sempre a tudo e a todos. Que é preciso ter humildade para saber que nunca sabemos de tudo e que sempre a todo instante estamos aprendendo algo de novo.
No Instituto Mushin a amizade deve sempre ser preservada, a união que nos torna mais fortes praticada sempre, a energia que possuímos deve ser sempre utilizada no desenvolvimento da nossa saúde e de uma qualidade de vida prazerosa, a fraternidade e a cooperação deve ser desenvolvida para ajudar aqueles que precisam de algum tipo de apoio.
Estes princípios revelam ainda, que o único oponente a ser vencido somos nós mesmos e norteiam o caminho daqueles que fazem o Instituto Mushin, sendo muito importantes na busca pela paz universal e do bem estar mútuo e comum a todos os seres humanos, portanto são praticados e admirados por todos que fazem parte e comungam dos mesmos ideais marciais e filosóficos praticados nesta organização.
Sensei Adolfo Menezes

 

SOBRE O CENTRO DE TREINAMENTO OKINAWA KARATÊ-DO SHOTOKAN
Nascido desde o ano de 1990, o Centro de Treinamento Okinawa Karatê-Do Shotokan possui como líder o Shihan Expedito de Andrade Júnior (Samurai da Virgem Maria), e tem como principal objetivo transmitir aos seus membros a nobre arte do Karatê-Do (caminho das mãos vazias), seja no que diz respeito a riqueza dos seus detalhes, tradição, história e filosofia, bem como, no que diz respeito respeito a ética, a moral, ao caráter, e a disciplina do Budo japonês. No Centro de Treinamento Okinawa Karatê-Do Shotokan visamos desenvolver qualidades em nossos praticantes, tais como, a disciplina e o respeito, intuído de esforço e perseverança, segurança e auto controle, foco e concentração, velocidade e raciocínio rápido, atitude e tomada de decisão, entre outras, além de uma excelente atividade física, proporcionando assim um bem estar físico e mental, buscando essencialmente a disciplina do corpo e da mente com o aperfeiçoamento do caráter de seus praticantes, contribuindo assim na construção de uma sociedade melhor, mais justa e perfeita.
Um outro objetivo do Centro de Treinamento Okinawa Karatê-Do Shotokan é possibilitar aos seus alunos a prática do Godai Ju Jutsu Do, arte marcial norte riograndense, também praticada pelo Shihan Expedito de Andrade Júnior, na qual também é um dos Mestres, o que possibilitará para os membros do Centro de Treinamento Okinawa Karatê-Do Shotokan, ampliar seu treinamento, e, assim como no aprendizado do Karatê-Do, continuar evoluindo nas ciências, filosofia, lutas e artes marciais.
O Centro de Treinamento Okinawa Karatê-Do Shotokan proporciona atenção especial a todos, sejam crianças, jovens, melhor idade, dentre homens e mulheres, adtenção esta, alicerçada por pilares e conhecimentos que possibilitam ao participante obter um nível de aprendizagem diferenciada, podendo, até mesmo, alcançar níveis de formação e preparação para competir em campeonatos de alta performance, se for o caso.
As disciplinas ensinadas no Centro de Treinamento Okinawa Karatê-Do Shotokan baseiam-se nos caminho do Budo Japonês, e são sempre aplicadas a vida pessoal e cotidiana de cada membro, sendo elas trabalhadas para que todos possam despertar a autoconfiança e assim possam atingir a autonomia na busca pela paz e consequentemente uma melhor qualidade de vida.
A amizade deve sempre ser preservada, a camaradagem entre os membros os une e os torna mais fortes sempre.
Ensinamos que toda a energia dos nossos membros deve sempre ser utilizada para desenvolvimento da nossa saúde e de uma qualidade de vida prazerosa, e indo além, para a prática do bem, da fraternidade e da cooperação para com todos aqueles que precisam de algum tipo de ajuda.
Shihan Expedito de Andrade Júnior (Samurai da Virgem Maria)